quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Uma pequena análise das Políticas Públicas de Juventude

O Brasil é um dos países que mais tem crescido e se desenvolvido no cenário mundial. Tem alcançado êxito na área econômica externa e interna, em seguidos superávits financeiros, no controle inflacionário, nas políticas de erradicação da miséria, dos preconceitos sexuais, raciais e sociais, no respeito mundial e entre diversas outras áreas e assuntos, mas que seja dada a sua importância à política pública de Juventude.

Não que este país seja referência no investimento e valorização dos Jovens, mas tem dado passos largos para o sucesso e a continuidade de todo um processo de crescimento político mundial. O respeito mundial não veio facilmente, houve resistências e dificuldades, mas quando o principal responsável e precursor deste movimento, o presidente Lula através do Partido dos Trabalhadores (PT), se pôs como um verdadeiro líder no cenário mundial, não abaixando a cabeça para os Estados Unidos e muito menos falando alto com os nossos países vizinhos, palavras de Chico Buarque, a admiração e reconhecimento vieram em seguida.

A tradução destas atitudes se reflete na gradual valorização que a juventude vem ganhando ao longo do tempo. A primeira medida adotada foi criação da Secretaria Nacional de Juventude, depois a comissão parlamentar especial para estudo das políticas públicas de juventude, depois as conferências, depois o incentivo a criação de Conselhos Estaduais e Municipais de Juventude em todo o país, após tudo isto a aprovação da PEC e agora do Estatuto. Pode-se dizer que a juventude ganhou muito com tudo isto, mas o reflexo destas ações ainda não são visíveis.

Vale destacar que as melhorias acontecem gradualmente e sua eficácia mensurável somente após anos e anos e essas melhorias foram aprovadas recentemente. Então pode-se dizer que o Brasil está no caminho certo, mas ainda falta muita coisa, por isso toda mudança e crescimento depende de cada um de nós, cada brasileiro precisa valorizar e querer investir no jovem. O reflexo disto está vindo do Parlamento e do Governo, por isso devemos buscar a educação e o conhecimento para o sucesso profissional e financeiro, o esporte e a prevenção para a saúde e vida, o doar, no sentido mais amplo de voluntariado, para dar felicidade, o caráter e a cidadania para poder transformar este mundo e as pessoas positivamente e a política para usá-la em benefício dos menos favorecidos e do bem.

Com isso, o Brasil poderá crescer solidificado sabendo que seu futuro esta garantido no desenvolvimento e capacitação de seus jovens. Hoje, estes são promessas, amanhã, serão realidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário