quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENTREVISTA de Gilberto Palmares (PT) ao Jornal da ALERJ

‘Os idosos são a faixa etária que mais cresce e terão atenção especial’

Reeleito para seu terceiro mandato, o deputado Gilberto Palmares (PT) ergue a bandeira da melhoria do Transporte Público em seus projetos e discussões na Alerj. Criou e presidiu a CPI das Barcas, motivada pelo acidente na rampa do cais de Paquetá. “Deste trabalho surgiram várias propostas, como o retorno das barcas de madrugada e a redução do valor das passagens”, disse o parlamentar, explicando que sua reeleição para a Casa Legislativa não se deve apenas à sua atuação na CPI. Autor de várias leis ligadas à Defesa do Consumidor, Palmares também é coordenador da Escola Legislativa e está à frente das principais propostas voltadas para cidadania e educação. “Luto pela igualdade e transformação social do País e tenho consciência de que é através de políticas públicas de cultura, educação e formação política de jovens e adultos que se alcança a verdadeira cidadania”.

O que o senhor pode destacar como resultado da CPI das Barcas?

As barcas ainda estão longe de funcionar corretamente. Porém, o pouco que caminhou se deve, efetivamente, ao trabalho da CPI. O serviço é privatizado desde 1998, ou seja, são 12 anos, e só agora ouvimos falar em redução de tarifa em vez de aumento. No relatório final da CPI tem um artigo em que denunciamos os aumentos abusivos que vêm sendo praticados neste meio de transporte. Também é fruto do trabalho da CPI a lei aprovada no ano passado, que exige que o reajuste seja definido pela Agetransp, que deve informar antes à Alerj todos os indicadores utilizados.

O que ainda tem sido questionado pelo senhor sobre as barcas?

Para Cocotá eles querem aumentar a tarifa de R$ 3,40 para R$ 3,90, o que corresponde a 13%. Vamos contestar, porque duvido que consigam provar a legalidade deste aumento com a inflação abaixo de 5%. Em relação às barcas da madrugada, entre meia noite e 5h, a empresa tirou de circulação. Nós denunciamos o caso porque o contrato prevê que as barcas funcionem 24 horas por dia. Fomos às ruas de madrugada e provamos que existem passageiros que necessitam deste transporte nestes horários. Com apoio da Comissão de Defesa do Consumidor, entramos na justiça e conseguimos que a barca da madrugada voltasse a funcionar.

Quais as expectativas e planos do senhor para o próximo mandato?

Pretendo dar continuidade aos trabalhos já realizados aqui, como a luta na área de transporte. Na saúde, continuarei brigando para tirar o Rio desta posição de estado com maior número de mortes por tuberculose. Também tenho a intenção de tratar de alguns temas novos, como os aposentados e a previdência. Os idosos são a faixa etária que mais cresce no País e darei atenção especial a eles.

A reeleição foi o reconhecimento de seu trabalho?

Sim. A CPI das Barcas foi um elemento importante, mas não atribuo apenas a ela. Neste mandato consegui aprovar uma série de projetos de lei que tiveram efeito na vida das pessoas. Fui o autor da lei que reduz o valor do IPVA para carros flex. O carro movido a álcool, que é um combustível renovável, menos poluente, tem o valor de IPVA igual a 2% e a gasolina de 4%.A lei estadual deste tipo de imposto era anterior a existência dos carros flex. Apresentamos a proposta de um valor intermediário, que foi aprovado, e assim houve a redução para 3%.

Qual a expectativa quanto à estrutura da Casa com os novos deputados?

Uma das características do Poder Legislativo é que ele tem que expressar a diversidade da sociedade através de cada deputado, que são de distintas regiões, profissões, gênero, áreas de atuação e faixas etárias, como veremos fortemente no próximo mandato na Alerj. A chegada de novos parlamentares é importante para traduzir a diversidade de ideias entre os jovens e os mais experientes.

Como o senhor acredita que a internet colaborou para a reeleição?

Notei muita diferença no uso da internet em beneficio da campanha, principalmente no uso das redes sociais e blogs. Eu sou tuiteiro assumido. Adotei essa como forma mais regular de comunicação em meu gabinete e chamamos de Informe Palmares. A cada 15 dias soltamos um informativo eletrônico e repassamos para uma rede de cerca de cinco mil pessoas cadastradas. Na questão das barcas um dos instrumentos que a gente mais utilizou para receber reclamações e sugestões da população foi exatamente o email que criamos para CPI.