Biografia

Formado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Educação pela Universidade Candido Mendes, com especialização em História da África e da Cultura Afro-Brasileira, Gilberto Palmares foi reeleito deputado estadual com quase 33 mil votos.

No início da atual legislatura, em fevereiro de 2007, foi eleito membro da Mesa Diretora da Alerj no cargo de 2º vice-presidente, assumindo ainda a coordenação da Escola do Legislativo Fluminense (ELF). Sob sua coordenação a Escola implementou o Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Sesi, permitindo a elevação da escolaridade de servidores efetivos, terceirizados e comissionados da Casa. Ao mesmo tempo, em parceria com o Ibam, deu início à realização de cursos de aperfeiçoamento em Gestão e Orçamento Públicos e promoveu uma série de debates sobre temas de interesse da sociedade.É, também, presidente da Comissão Especial dos 120 Anos da Abolição e da Comissão Especial de Fiscalização das Condições de Trabalho em Call Centers.

Em seu primeiro mandato foi líder da bancada do PT (2004), presidente da Comissão Permanente de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social; criador e presidente das Comissões Especiais de Combate ao Trabalho Precarizado e de Fiscalização das Condições de Trabalho em Call Centers, eleito subcorregedor geral da Alerj. Por sua iniciativa, foi criado também o Disque Denúncia Trabalho, serviço gratuito da Alerj que num espaço de dois anos conseguiu regularizar a situação de mais de dois mil trabalhadores.

Empregado da Embratel por 27 anos, Gilberto Palmares iniciou sua trajetória política no movimento sindical, tendo sido presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro (Sinttel/Rio) por dois mandatos, de 1990 a 1996. Destacou-se ainda como diretor do Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) no Rio de Janeiro e foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores.

Atuou no movimento comunitário, com participação marcante na Associação de Moradores do Morro da Formiga, na Tijuca, onde ajudou na fundação da rádio comunitária e de jornais da comunidade.
Em 1994 foi candidato a deputado federal e obteve mais de 23 mil votos, sendo o quinto mais votado do PT/RJ. Em 1996 elegeu-se vereador pela capital e nessa condição apresentou projetos importantes voltados, em grande parte, para as relações de trabalho. É autor da Lei Municipal nº 2.861, a Lei Antifilas, que estabelece o horário máximo de 20 minutos para atendimento dos clientes nas agências bancárias do município do Rio.

Sua atuação como vereador e seu vasto conhecimento sobre o mundo do trabalho resultou na indicação, em 1999, para o cargo de Secretário Estadual do Trabalho, função que exerceu por um ano e três meses. Na Secretaria, implantou o Banco do Povo, assegurando aos microempreendedores acesso a crédito sem burocracia e a juros baixos. Na sua gestão foram abertas agências em Caxias e na Tijuca. Também ampliou os Centros de Trabalho e Renda para o interior do estado e zona oeste da capital. Abriu cursos de qualificação profissional que beneficiaram mais de 120 mil trabalhadores.

Foi o primeiro presidente estadual do PT/RJ eleito pelo voto direto dos filiados, em 2001, e integrou ainda a Direção Nacional do PT (2005 a 2007).