segunda-feira, 25 de julho de 2011

UNE – UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES

No último Domingo, dia 17/07/11, foi realizada a eleição para a Diretoria e Presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), unidade máxima do movimento estudantil no Brasil. O 52ª Congresso foi realizado em Goiânia e o presidente eleito foi o carioca Daniel Iliescu, ligado ao PcdoB. Este teve a maioria esmagadora de votos, 2.367, resultando um percentual de 75% do total, o que contou com uma vasta aliança política que incluí a JPMDB, UJS, JPT, JS, entre outras diversas forças políticas.

Daniel Iliescu em seu primeiro discurso falou sobre o principal desafio de sua gestão que será a luta em defesa da educação e o fortalecimento e união com os demais movimentos sociais. Disse ele: “As três principais bandeiras que devemos levantar nos próximos dois anos são: a destinação de 10% do PIB para a educação, o investimento de 50% do fundo social do Pré-Sal para a educação e a erradicação do analfabetismo. Acredito que dessa forma poderemos contribuir para que o Brasil tenha um projeto de desenvolvimento democrático, soberano, ambientalmente sustentável e socialmente includente”
Com relação ao que muitos estavam dizendo, referenciando sua grande aliança e porcentagem de votos e que sua chapa era branca, este disse à Agência Brasil: Nem pensar [em ser chapa-branca]. Nossa relação com o governo vai ser independente, de respeito e de pressão em relação a todos os governos”.

Confira resultado completo da eleição:

Chapa 3 – Por uma nova UNE: 05 votos
Chapa 5 – Oposição de Esquerda: 581 votos
Chapa 6 – Movimento Mude: 182 votos
Chapa 7 – O Movimento Estudantil Unificado para as Mudanças do Brasil: 2.367 votos

Para quem não conhece a UNE, esta é uma entidade que reúne todos os Diretórios Acadêmicos (Das), Centros Acadêmicos (Cas), Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), União Estadual dos Estudantes (UEEs), executivas de curso e outras organizações do movimento estudantil brasileiro. Ela defende os interesses dos estudantes, promove campanhas específicas e também participa, historicamente, dos principais debates e lutas do país como a defesa da democracia, da educação e do patrimônio nacional. Sua organização é basicamente a partir de três instâncias: o Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEG), reunido CAs e DAs de todo o país; o Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), reunindo DCEs, UEEs e executivas de cursos e o Congresso da UNE (CONUNE), realizado há cada dois anos reunindo todas as entidades e ainda qualquer estudante que quiser participar de forma independente. No Congresso é eleita a diretoria da entidade, A UNE promove também as Bienais, o Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA da UNE), as caravanas pelo país, entre outras atividades.
Suas linhas de atuação são principalmente a Educação, Juventude, Diversidade, Cultura, Esporte, Movimento Social, Política, Meio Ambiente e Ações Internacionais.

E NÃO SE ESQUEÇAM:
Nos meses de Julho e Agosto a Juventude, em parceria com o Deputado Gilberto Palmares, está pesquisando necessidades nas áreas de educação, esporte, segurança, lazer, entretenimento, social e profissional para jovens até 29 anos. O intuito desta ação é saber a real necessidade dos jovens para assim criar projetos de lei que realmente venham a beneficiá-los. Com isso, participe desta ação através do e-mail: juventudegilbertopalmares@gmail.com ou através do telefone: 2588-1353, falar com a Assessora Cláudia Pires.
Acessem o Blog da Juventude: www.juventudegilbertopalmares.blogspot.com

Para mudar é preciso mais que um discurso...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário